logo

A Instituição

A Comissão de Melhoramentos de Vilamar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública, constituída em 1986, com estatutos e personalidade jurídica própria.
Esta Instituição está direcionada estatutariamente para fins de ordem social, recreativa e cultural, localizada na freguesia de Vilamar- Corticeiro de Cima, concelho de Cantanhede. O seu âmbito de ação abrange principalmente a freguesia onde se situa, as restantes freguesias do concelho de Cantanhede, podendo abranger, ainda que secundariamente, concelhos limítrofes.
Em Abril de 1988, através de um programa de O.T.L. e durante um período de oito meses foi realizado um estudo sociológico da população e desenvolveu-se a título experimental a resposta social Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D), respondendo deste modo às necessidades da população idosa e das suas famílias. Posteriormente, sentiu-se a necessidade de criar uma nova a resposta social, Centro de Dia que começou a funcionar, temporariamente, em instalações provisórias anexas ao edifício da Igreja de Vilamar.
Em Setembro de 1991, é inaugurado o Centro Social Polivalente, graças ao apoio de uma benemérita que cedeu um terreno do seu património, para a construção desta Instituição. Em Setembro de 1992, é criada a Creche (4 meses aos 3 anos), o Jardim de Infância (3 aos 6 anos de idade) e o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), dando resposta às horas livres das crianças entre os 6 e os 10 anos. Ao mesmo tempo, a Instituição apoia o funcionamento do Pré-Escolar, rede do Ministério da Educação, confeccionando, distribuindo e servindo as refeições e lanches a estas crianças.
A instituição permite, também, um prolongamento de horário, para prestar apoio às famílias depois dos horários letivos. Esta resposta foi tida como uma inovação e uma mais-valia para as famílias, dado as novas formas e ritmos de trabalho que estavam a surgir. Não existindo em mais nenhuma Instituição do concelho.
O Lar de Idosos (atualmente designado por Estrutura Residencial para pessoas Idosas) iniciou a sua atividade em Dezembro de 1992, dando resposta às necessidades locais da população idosa.
Por fim, em Agosto de 2007, é inaugurada uma nova Resposta social - Centro de Noite, tratando-se de um novo edifício, implantado no mesmo terreno. Contudo, devido à procura crescente de Lar, esta resposta acabou por ser reconvertida, em outubro de 2008, em Lar de idosos (E.R.P.I).

Novos Estatudos da Comissão de Melhoramentos de Vilamar
Órgãos Sociais para o Quadriénio 2020/2024
Órgãos Sociais para o Quadriénio 2019/2023
Órgãos Sociais para o Quadriénio 2016/2019