logo

Centro de Dia

O Centro de Dia é uma resposta social desenvolvida em equipamento que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar.

Os objetivos do Centro de Dia visam, sobretudo:

    ✎ Prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas;
    ✎ Prestação de apoio psicossocial;
    ✎ Fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com os outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

Entre os vários serviços que a instituição presta, no âmbito desta resposta social, destacam-se:

    ✎ Refeições e apoio na alimentação;
    ✎ Cuidados de higiene e conforto pessoal;
    ✎ Tratamento de roupa de uso pessoal;
    ✎ Transporte (de e para o Centro de Dia), entre o local acordado na data de entrada na resposta social e as instalações da Comissão de Melhoramentos de Vilamar;
    ✎ Administração de medicação, conforme prescrição médica;
    ✎ Cuidados de saúde primários.

No que se refere às actividades dinamizadas neste contexto, há a destacar uma sessão semanal de Animação Musical e outra de Educação Física.

A Comissão de Melhoramentos de Vilamar poderá ainda facultar o acesso a um conjunto de atividades/serviços e produtos que não se encontram incluídas na Comparticipação Familiar Mensal e que podem ser usufruídas mediante pagamento das mesmas, como:

    ✎ Consulta Médica;
    ✎ Fisioterapia;
    ✎ Produtos de higiene e conforto, nomeadamente, pensos, plantam, fraldas, gel de banho, creme hidratante, espuma de barbear, giletes e toalhetes.

Voltar às Respostas Sociais